Como cuidar e tratar o cabelo quebradiço

Mais que um corte perfeito e uma cor da moda, para ter fios bonitos como os das estrelas de TV é preciso que eles estejam saudáveis. Por isso, cabelos quebrados são o pesadelo de muitas mulheres. Além do frizz e da textura dura (emborrachada) e desagradável, eles perdem totalmente o brilho. Ninguém merece, não é mesmo?

Porém, vencer esse problema é simples: basta seguir uma rotina de cuidados e prestar atenção aos sinais de alerta que os fios dão. Só assim eles vão ficar cada vez mais bonitos! Então, declare guerra aos cabelos quebrados e confira nossas dicas para fazê-los crescerem mais saudáveis!

O que são fios quebrados?

Alguma vez você já passou a mão na cabeça e percebeu que, ao terminar, alguns fios se desprendiam? Se sim, não há motivo para alardes, pois pessoas saudáveis perdem cerca de 100 fios de cabelo diariamente, devido à renovação capilar. No entanto, quando esse volume aumenta muito e o bulbo do cabelo não está grudado ao fio, você pode estar sofrendo de quebra.

Em caso de dúvidas, procure observar a textura e a aparência do cabelo. Se os fios estiverem hidratados, brilhantes e com aspecto uniforme, está tudo dentro do normal. Porém, fios secos, espigados e com pontas mais curtas e rígidas merecem um pouco mais de atenção.

Qual a diferença entre quebra e queda capilar?

qual a diferenca entre queda e quebra capilar

Apesar de parecer simples, essas duas alterações no estado de saúde dos cabelos causam muita confusão nas mulheres e impedem um tratamento correto para correção dos problemas. A queda ocorre quando o bulbo do cabelo (aquela bolinha branca que fica na raiz) se desprende do couro cabeludo, fazendo com que ele caia por inteiro.

Há diversas causas para esse problema, como estresse, carências alimentares e uma doença chamada Alopecia Areata. Nesses casos, o fluxo de queda dos cabelos aumenta consideravelmente, fazendo com que falhas de formato geralmente redondo apareçam na cabeça. Se esse é o seu problema, procure um dermatologista ou tricologista para obter o diagnóstico e o tratamento adequado.

Já nas quebras, o fio se parte em dois. A ponta fica mais espessa, sendo facilmente identificada pelo tato. A quebra ocorre em cabelos ressecados por falta de hidratação, fragilizados por tratamentos químicos ou até mesmo quando a mulher cuida de forma errada, não penteando, secando e prendendo o cabelo do jeito correto.

Outro fator que influencia muito na beleza dos cabelos em geral é a alimentação: se ela for pobre em vitaminas e minerais, suas madeixas podem ficar com uma aparência bem cansada, sem brilho e sem vida.

Quais os cuidados para evitar a quebra de cabelo?

Uma das formas de reduzir esse problema é ter alguns cuidados especiais com o cabelo. Você deve usar corretamente os produtos e evitar hábitos que podem estar acabando com o seu visual. Veja quais são:

  • Passar shampoo e condicionador de forma agressiva. O ideal é fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos, espalhando os produtos de cima para baixo.
  • Pentear o cabelo da raiz às pontas. Isso pode causar nós, que ao serem desembaraçados, ocasionam mais quebras. Sempre comece de baixo e suba vagarosamente.
  • Friccionar demais a toalha na cabeça. O fio de cabelo é muito delicado e o peso da toalha aliado a movimentos bruscos pode parti-lo. Por isso, apenas aperte o tecido suavemente contra as madeixas.
  • Utilizar escovas e pentes errados. Os mais indicados são os com cerdas mistas ou naturais, que danificam menos os fios. Na dúvida, pergunte ao cabeleireiro qual é o mais indicado para você.
  • Enrolar os cabelos com os dedos. Essa mania enfraquece os fios, que têm a estrutura danificada e se partem. Evite ao máximo.
  • Não usar protetores térmicos. O excesso de calor do secador e da chapinha são alguns dos principais motivos que levam o cabelo a se quebrar. O protetor evita o ressecamento, melhorando o aspecto geral do fio e impedindo que ele se parta.
  • Prender o cabelo molhado, pois o elástico pode causar a quebra devido ao rompimento da fibra capilar. Esse hábito prejudica o visual como um todo, pois a umidade causa uma doença chamada dermatite seborreica, que deixa o cabelo oleoso e opaco.
  • Tomar banhos quentes: a água quente do chuveiro provoca ressecamento do couro cabeludo e dos fios, o que pode ocasionar a quebra

Como recuperar cabelos quebradiços?

É importante lembrar que quanto mais químicas agressivas a mulher faz — como alisamento, tintura, relaxamento e até mesmo uma quantidade muito grande de escovas — maiores são as chances de elas sofrerem com as quebras. Assim, é sempre bom já conversar com o cabeleireiro antes e definir estratégias para que isso não aconteça.

Isso evita até mesmo que você seja obrigada a cortar os fios mais do que gostaria só porque eles estão cheios de ponta dupla e com aparência desgastada e opaca, coisa que mulher nenhuma gosta. Ou, em casos extremos, o corte químico — que é quando o excesso de substâncias agressivas faz com que o cabelo se dissolva. Trágico, não? Por isso, é importantíssimo cuidar da saúde dos fios com tratamentos que recuperam os danos.

A Jeunesse Spa Hair Care é um excelente produto por ele nutre e hidrata o cabelo dando um aspecto de brilho e volume completamente novos.

O que é Spa care da Jeunesse?

São compostos de 4 produtos, sendo shampoo 3 em 1 masculino e os femininos são o shampoo e máscara capilar, e ainda tem a loção unissex.

Sua exclusiva infusão antioxidante entrega nutrientes fundamentais que proporcionam brilho, volume, movimento e mais saúde.

A linha Jeunesse Spa é composta por quatro produtos com fórmulas enriquecidas com nanotecnologia de queratina e vitaminas vegetais ativas, tanto para mulheres como para homens. Regula, equilibra e fornece nutrientes vitais para um cabelo mais saudável.

Todas as vitaminas, proteínas e aminoácidos são hidrolisados e encapsulados em nanopartículas para permitir uma melhor absorção de todos os princípios ativos.

A linha Jeunesse SPA tem tecnologia de miscelas, que são aglomerados de moléculas que formam uma esfera com cargas positiva e negativa que atraem as impurezas do cabelo e as retiram.

SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS SÃO:

  1. Limpeza profunda;
  2.  Hidratação;
  3.  Nutrição;
  4.  Restauração;
  5.  Reparação;
  6.  Reconstrução;
  7.  Estimula o nascimento e crescimento sem contar o brilho, maciez e movimento.

Alguns exemplos da linha Spa

1-Jeunesse Spa™ REFRESH SHAMPOO GEL PARA MULHERES
REFRESH BALANCING SHAMPOO FEMININO
Shampoo Tratamento – 250ml

Uma fórmula revitalizante para cabelos macios, hidratados e com balanço. Atua também como gel para o corpo. Com ação suave sobre os cabelos, é produzido com alecrim, camomila, canis, quinoa, hamamélis, arnica e jaborandi, dentre outros elementos, para aumentar o volume e revigorar os folículos com suavidade e brilho. Com a sua ação oxidante, previne o aparecimento de cabelos brancos. 

USO: molhe o cabelo, retire o excesso de água, coloque uma moeda do shampoo numa mão, faça espuma e aplique no couro cabeludo. Com o excesso, estenda ao comprimento dos cabelos. Deixe por 3 minutos.

Jeunesse Spa™ MÁSCARA DE TRATAMENTO CAPILAR
RESTORE MIRACLE RESTORING TREATMENT

Máscara de Tratamento – 120ml

Blend de ativos e nutrientes específicos para atender todos os tipos de cabelo em uma única fórmula. Máxima hidratação, revitalização, cabelos mais leves, com mais brilho, fortes, sedosos e livres de frizz.

Sua fórmula holística combina os benefícios de seis máscaras de cabelo (nutre, hidrata, protege, regenera, sela e controla). Formulada com biotecnologia exclusiva do Quad- Force Complex para restaurar instantaneamente, hidratar, revitalizar, iluminar e fortalecer cada vertente.

AÇÃO: tem ação gel lamelar: fecha as escamas. Faz hidratação profunda. É anti-frizz, dá brilho e força. Protege de danos mecânicos (escova, chapinha, etc) e do sol (oxidação) – com protetor solar. Com potentes anti-oxidantes e elementos que dão balanço aos fios, desembaraça e retira a eletricidade.

USO: retire o excesso de água, coloque uma pequena quantidade e enluve o cabelo. Com o excesso da ponta, leve para a raiz, para quem tiver a raiz seca. Deixe de 10 a 15 minutos.  Enxague, tire o excesso de água e aplique a Loção Tônica (a seguir)

Onde comprar?

Caso tenha tido interesse clique no link abaixo e será redirecionado para o site oficial onde a compra é totalmente segura

 

Sending
User Review
0 (0 votes)