Malefícios do energético na saúde

Ricas em cafeína, as bebidas energéticas são muito populares, apesar de um tanto polêmicas. Os produtos prometem, em uma latinha, melhorar a concentração e a velocidade de reação, melhorar o bem estar, manter o cliente acordado e alerta e, ainda por cima, eliminar toxinas.

O número importante no rótulo do energético é a quantidade de cafeína: uma unidade contém 90 mg da substância, o mesmo de uma xícara de 60 ml de café expresso ou uma xícara e meia de chá preto. A dose máxima, segundo um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, é de 400 mg por dia. Portanto, é seguro consumir até quatro latas diariamente. O problema é que os energéticos não costumam ser a única fonte de cafeína por dia e o consumo associado a chocolates e café, por exemplo, podem extrapolar as quantidades permitidas.

Em excesso, a cafeína por causar insônia, batimentos acelerados, dor de estômago, delírios, tontura, vômito, diarreia, letargia, dificuldade para respirar, espasmos musculares e, em casos raros, até levar à morte.

“Não existe nenhum estudo que controle ou comprove danos no consumo de energéticos dentro do recomendado. Mas, claro, tudo o que é consumido em excesso faz mal. A taurina, que se fala muito, nem é estimulante e possui, no fim das contas, alguns benefícios para o organismo”, explica a nutricionista Fernanda Seiffer, da E4 Agência de Nutrição.

Ela conta que a taurina é um aminoácido produzido pelo próprio corpo e tem ação desintoxicante, antioxidante e ainda ajuda no funcionamento do coração. “As bebidas energéticas também têm diversas vitaminas do complexo B, que contribuem para o metabolismo e redução do cansaço e da fadiga”, afirma. A nutricionista esclarece que não há nenhuma substância na fórmula dos produtos que cause vício.

Energéticos com álcool

Um uso comum dos energéticos é associá-los a bebidas alcoólicas. O combo vodka com energético, segundo Fernanda, não possui contraindicações, a princípio. “A cafeína não interage com a substância, não há efeitos adversos”, afirma a nutricionista. O problema são as quantidades: em uma festa, é comum tomar mais de quatro latas de energético acompanhada de álcool.

Para Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica da Aliança Instituto de Oncologia, alguns casos específicos podem apresentar reações mas, no geral, é preciso ficar de olho mesmo nas quantidades. “Depende muito do organismo, mas é importante não passar dos 400 mg de cafeína por dia. Outro ponto é que algumas pessoas não podem consumir energéticos: crianças, gestantes, hipertensos, pessoas com intolerâncias e problemas cardíacos devem evitar”, diz.

Mas caso você tenha o costume de utilizar energéticos pela facilidade ou praticidade recomendamos é Nevo Energy Drink:

Para quem é o usuário constante das bebidas energéticas, a NEVO é a sua escolha inteligente! Para além de ter 4 sabores deliciosos e refrescantes ele apresenta muito mais benefício para a sua saúde do que uma bebida energética qualquer!

BENEFÍCIOS:

  • Sabores deliciosos;
  • Fonte de energia rápida;
  • Enriquecido com Vitamina B;
  • Apresenta SOMENTE 50 calorias por lata;
  • Cada lata contêm 20% de sumo de frutas;
  •  NÃO contém adoçantes e corantes artificiais;
  • Contém somente cafeína NATURAL.

*Estas declarações não foram avaliadas pela Food and Drug Administration. Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Qualidades:

Então vamos entender de o porque o nosso NEVO Energy ser uma alternativa mais saudável à uma bebida energética convencional estudando os seus ingredientes-chave:

  • Cafeína natural (80mg)enquanto que os energéticos contém a cafeína sintética, o NEVO contém a cafeína natural e proveniente de uma mistura EXCLUSIVA!:
    • Guaraná (Paullinia cubana): erva proveniente do Brasil e contém alto teor de cafeína natural e é por isso muitas vezes é utilizado em substituição ao café para manter o estado de alerta prolongado. A cafeína presente no guaraná atua em inúmeras reações com hormônio estimulando a liberação de adrenalina e fornecendo assim mais “energia”, além de manipular a produção do dopamina (sensação de prazer), que faz com que a pessoa se sinta melhor. Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulitedepressão nervosa e enxaqueca. No caso dos atletas, o guaraná pode ser uma ótima fonte de energia, já que acelera o metabolismo e reduz o esgotamento físico (saiba mais aqui);NEVO_ingredientes
    • Chá verde: Cafeína do chá verde é única, na medida em que não parece aumentar a frequência cardíaca ou pressão arterial a maneira que outras formas de cafeína fazem. Cafeína do chá verde tem um sabor agradável com atividade antioxidante poderosa e pode ser útil para o tratamento ou prevenção de câncerformação de colágenoarteriosclerose níveistriglicerídeos e colesterol e parece aumentar a taxa metabólica (saiba mais aqui);
    • Erva-mate (Ilex paraguariensis): essa erva originária da região subtropical da America Latina apresenta, por média, o teor da cafeína é de 1,60%, enquanto que nas infusões o valor médio é de 1,10%. Erva-mate é um ótimo estimulante, anti-séptico, diurético e axila no sistema digestivo. (saiba mais aqui);

Estas fontes naturais de cafeína tendem a ser absorvidos na corrente sanguínea mais lentamente do que a cafeína, misturando resultados de uma forma mais sustentada, mais duradoura e a forma menos “nervosa” de energia – sem os habituais altos/baixos picos que vêm de muitas bebidas energéticas tradicionais.

  • Enriquecido com vitaminas: Vitamina C e A, Vitaminas B12, B6, Ácido pantotênico (Vitamina B5), B3;
  • Outros ingredientes como: água carbonatada, suco de maçã concentrado, açúcar orgânico de cana, suco concentrado de acerola, manga purê, concentrado de suco de uva branca, sabor natural, cafeína, extrato de folha de chá verde, extrato de fruta de acerola, goma xantana, ácido ascórbico, extrato de folha de estévia, pectina, pantotenato d-cálcio, niacinamida, extrato de base de guaraná, extrato de folha de erva-mate, beta-caroteno (cor), piridoxina HCL, cianocobalamina;
  • Não apresenta uma fonte significativa de calorias provenientes de gordura, gordura saturada ou gordura trans, colesterol, fibra alimentar, cálcio e ferro.

Caso tenha tido interesse sobre o produto, clique no link abaixo e confira mais informações sobre ele e toda a sua linha:

Sending
User Review
0 (0 votes)